Muita coisa mudou desde a última vez que as águias defrontaram o Santa Clara na Luz...
Benfica e Santa Clara voltam a defrontar-se na Liga, 363 dias depois de terem protagonizado o jogo de regresso de Bruno Lage ao comando técnico das águias. Vinícius Lopes até gelou a Luz no primeiro minuto, mas Akturkoglu (28’), Florentino (34’), António Silva (47’) e Ángel Di María (58’) construíram a goleada encarnada a 14 de setembro de 2024.
Praticamente um ano depois, Benfica e Santa Clara encontram-se de novo na Luz, mas com um elenco encarnado bem diferente. Trubin, António Silva, Nico Otamendi e Pavlidis são os únicos jogadores escalados no primeiro onze da segunda passagem de Lage pelos encarnados que podem repetir a titularidade no duelo desta sexta-feira.
Onze do Benfica: Trubin; Bah, Otamendi, António Silva, Carreras; Florentino, Kokçu, Rolheiser; Di María, Pavlidis e Akturkoglu
Benjamin Rolheiser foi vendido ao Santos no mercado de inverno enquanto Álvaro Carreras (Real Madrid), Orkun Kokçu (Besiktas) Ángel Di María (Rosario Central) e Kerem Akturkoglu (Fenerbahçe) abandonaram a Luz no verão. Alexander Bah permanece no plantel encarnado, mas é carta fora do baralho de Bruno Lage pois continua a recuperar de uma lesão grave no joelho esquerdo, sofrida em fevereiro.
No total, apenas nove dos 20 jogadores que estiveram na ficha de jogo em setembro de 2024 podem ser utilizados por Bruno Lage na próxima jornada da Liga: os titulares Trubin, António Silva, Otamendi, Pavlidis, os suplentes Prestianni, Barreiro, Schejelderup, Tomás Araújo e Samuel Soares.
Em sentido contrário, Vasco Matos pode utilizar 10 atletas que figuraram no onze que perdeu na Luz, há cerca de um ano, mais cinco que se sentaram no banco de suplentes.
A revolução no onze águias pode ser ainda mais profunda, caso Bruno Lage prefira gerir Otamendi e Pavlidis, que disputaram os dois jogos ao serviço das respetivas seleções nesta paragem competitiva e regressaram apenas na quarta-feira ao Seixal. Anatolyi Trubin tem lugar garantido no onze diante do Santa Clara, de acordo com o técnico encarnado.
Bruno Lage, na antevisão ao duelo da quinta jornada, recordou o primeiro jogo no regresso à Luz, quatro anos depois de ter sido despedido em 2020: « É uma das curiosidades deste calendário. Não tivemos uma boa entrada e sofremos golo. Valeu pelo que a equipa fez e pelo apoio dos adeptos.» O duelo de «boa memória» para Lage foi o primeiro de três que o Benfica realizou contra os açorianos em 2024/25.
As águias voltaram a vencer a turma de Vasco Matos em casa, desta feita por 3-0, a 30 de outubro, nos quartos de final da Taça da Liga. Di María e Pavlidis (bis) construiram uma vitória gorda com três golos marcados em dez minutos.
Em São Miguel, três meses e meio depois, as águias tiveram mais dificuldades para vergar os bravos açorianos, mas venceram pela margem mínima (0-1), graças a um golo de Bruma.
O Benfica quer prolongar uma série de oito vitórias consecutivas diante do Santa Clara, que soma apenas um triunfo em 20 duelos disputados diante das águias.
Os açorianos venceram no Estádio da Luz por 4-3, a 23 de junho de 2020, uma turma encarnada orientada por... Bruno Lage.