FC Porto: o que convenceu Farioli a apostar (finalmente) em Ángel Alarcón

 Chegada de Farioli ao Dragão mudou perspetiva em relação ao extremo espanhol, que até podia ter saído em janeiro e no verão. Técnico italiano quer Ángel mais agressivo. Jogador mais aplicado fora do campo





Após dois anos e meio de espera, Ángel Alarcón voltou a saborear futebol de alto nível. O extremo espanhol, que não jogava por uma formação principal desde março de 2023 — defrontou o Athletic de Bilbau pelo Barcelona —, estreou-se pela equipa A do FC Porto em Vila do Conde, na vitória sobre o Rio Ave, amealhando 13 minutos sob orientação de Francesco Farioli, sensivelmente um ano depois de assinar pelos dragões.


Uma recompensa pelo empenho demonstrado pelo jovem atacante, de 21 anos, ao longo das últimas semanas, a partir do momento em que a lesão de William Gomes, entretanto debelada, lhe (re)abriu as portas do plantel principal.


Para Alarcón, tratou-se de um dos dias mais especiais de uma carreira prometedora, mas algo apoquentada pelas lesões. O camisola 47 optou pelo FC Porto com o objetivo claro de vingar na equipa principal. Começou pelos bês e, após meia época de bom nível a título pessoal, começou a olhar para a meta sonhada, apenas para ser travado por um problema no joelho esquerdo. Voltou a tempo de ir ao Mundial de Clubes, mas... continuou sem se estrear. Em cima da mesa, sabe A BOLA, chegou a estar a hipótese de uma mudança de ares neste verão — já em janeiro foi cenário levantado —, mas Alarcón acabou por permanecer.


Alguns meses volvidos, a paciência deu frutos. A chegada de Farioli veio mudar o paradigma, mas o jogador também trabalhou nesse sentido. De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, o treinador italiano desde cedo identificou características interessantes no espanhol, desde logo a velocidade e o faro pela baliza, mas também vários aspetos a melhorar, pelo que, após iniciar a pré-temporada com o plantel principal, Ángel Alarcón voltou à equipa B, onde realizou quatro jogos.


A vaga de lesões que assolou as opções de Farioli foi a oportunidade que o ex-Barça aproveitou, tendo, inclusive, sido inscrito na Liga Europa, no lugar de Nehuén Pérez. A BOLA apurou que Alarcón apresentou-se às ordens do homem do leme portista com uma postura renovada e a mostrar maior agressividade, item que tem merecido especial atenção por parte do treinador. A juntar a isto, fora de campo, Ángel fez alguns ajustes nos cuidados a ter com a nutrição e com o corpo. Algo que não passou despercebido a Farioli, que elogiou o «grande esforço» levado a cabo pelo extremo. Tanto assim é que, nesta fase, Alarcón já é visto como elemento efetivo da equipa A.


Certo é que, a breve prazo e além de Pepê, William Gomes e Borja Sainz, o ala espanhol terá de competir com outro extremo por oportunidades: Yann Karamoh. Mais um motivo para manter a bitola elevada...

Enviar um comentário

0 Comentários