Deniz Gul soma apenas 18 minutos pelos dragões e não foi utilizado nas duas partidas da seleção da Turquia. Concorrência na frente ficou ainda mais forte esta época, mas lesão de De Jong abre-lhe algumas perspetivas
Pouco mais de um ano depois de ter aterrado na cidade Invicta para reforçar o FC Porto, proveniente dos suecos do Hammarby, Deniz Gul luta contra concorrência de peso e não teve um arranque de temporada fácil, não só pelos azuis e brancos como também ao serviço da Turquia.
Desde que Francesco Farioli assumiu o comando técnico dos dragões, em quatro jogos, portanto, o ponta de lança de apenas 21 anos regista apenas uma aparição, e logo no clássico em Alvalade (2-1). Frente ao Sporting, o atacante foi lançado pelo treinador italiano a 18 minutos do apito final, para render William Gomes.
Diante de Vitória de Guimarães (3-0), Gil Vicente (2-0) e Casa Pia (4-0), o internacional A turco não somou qualquer minuto e nem com a lesão de Samu, que saiu aos 29 minutos do embate em Barcelos, aproveitou para ganhar ritmo: Luuk de Jong foi a escolha do timoneiro portista para liderar a frente de ataque, ele que faturou frente aos leões.
Esse é, de resto, o principal motivo pelo qual Gul teve um arranque de época mais apagado. A concorrência na posição de avançado subiu de nível este ano com a chegada do neerlandês de 35 anos, não só para o jovem turco mas também para o próprio espanhol, que foi indiscutível na temporada transata. Agora, com a lesão do concorrente, que irá atirar De Jong para uma paragem nunca inferior a um mês, Deniz Gul tornará a ser a sombra permanente de Samu.
Chamado para representar o seu país mais uma vez durante esta pausa das provas internas, o ex-Hammarby também acabou por não ser feliz na equipa de Vincenzo Montella. Não foi opção nos dois duelos da Turquia a contar para a qualificação para o Mundial 2026: nem no triunfo na Geórgia (3-2), nem na goleada sofrida em Konya ante a Espanha (0-6).
Ainda agora começou a época, que se adivinha (bem) longa
Em 2024/25, temporada de estreia em Portugal, Deniz Gul realizou 23 encontros pela equipa principal dos azuis e brancos (mais um pelos bês) e, embora muitos tenham sido na condição de suplente (17), foi titular por seis vezes (cinco na Liga e uma na Taça da Liga). Ao todo, marcou dois golos (um no campeonato e outro na UEFA Europa League).
Apesar da escassa utilização até agora com Farioli, o atacante e todo o plantel portista sabem que a época é longa. Haverá muitas partidas, entre Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e UEFA Europa League para todos darem o seu contributo.
Esse ponto, aliás, já foi frisado pelo técnico italiano em várias conferências de imprensa: todos contam e vão ter um papel a desempenhar na equipa ao longo da temporada. Deniz Gul não é exceção e o facto de ter ficado no FC Porto evidencia confiança por parte de Farioli.
A concorrência é feroz, mas o turco vai dar luta e espera somar minutos já nas próximas semanas, em que os dragões darão início à caminhada europeia e à jornada rumo ao Jamor, na prova rainha.

0 Comentários