Spurs vencem o Manchester United e conquistam o título da Liga Europa, encerrando longa seca de troféus

 Son Heung-Min, do Tottenham Hotspur, levanta o troféu após a vitória da equipe na final da Liga Europa da UEFA contra o Man United em Bilbao, Espanha, quarta-feira, 21 de maio de 2025

  -  

Direitos autorais © africanews

AP Photo


Por Rédaction Africanews

 Última atualização: 2 horas atrás

Liga Europa

O Spurs venceu o Manchester United por 1 a 0 para vencer a final da Liga Europa e levantar seu primeiro troféu europeu em mais de quatro décadas na quarta-feira.


É o primeiro grande título do Tottenham desde que venceu a Copa da Liga Inglesa em 2008, e o primeiro triunfo europeu desde que venceu sua segunda Copa da UEFA — o equivalente atual da Liga Europa — em 1984.


Brennan Johnson marcou o gol da vitória no final do primeiro tempo e ajudou o Spurs a salvar uma temporada ruim, na qual terminará perto do último lugar na classificação da Premier League.


"É disso que se trata", disse Johnson. "Este clube não ganha um troféu há 17 anos. É isso que significa, significa muito. Desde que cheguei aqui, tem sido: 'O Tottenham é um bom time, mas nunca consegue.' Conseguimos."


O título garante ao Spurs uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada e traz um alívio muito necessário para o técnico Ange Postecoglou, depois de ter lutado para manter seu time no caminho certo o ano todo.


A vitória na segunda divisão da Europa acontece seis anos depois do Tottenham perder para o Liverpool na final da Liga dos Campeões.


O Tottenham terminou sua campanha na Liga Europa com 10 vitórias, três empates e duas derrotas.


Nenhum time venceu mais jogos na Copa da UEFA-Liga Europa do que o Tottenham, segundo a UEFA. Sua 98ª vitória na competição, na quarta-feira, supera o recorde de 97 que detinha anteriormente com a Roma.


A derrota aumenta a pressão sobre o técnico do United, Ruben Amorim, cuja equipe ocupa a 16ª posição — logo à frente do Tottenham — na Premier League. O clube não disputará nenhuma competição europeia na próxima temporada.


"Não vou falar sobre o futuro, hoje precisamos lidar com a dor de perder esta partida", disse Amorim. "Fomos o melhor time e os caras tentaram de tudo para vencer o jogo."


O United quase empatou a partida na quarta-feira, quando uma cabeçada de Rasmus Hojlund foi acrobaticamente afastada na linha de gol por Micky van de Ven, do Tottenham, aos 68 minutos. Já nos acréscimos, uma cabeçada de Luke Shaw provocou uma defesa difícil do goleiro do Tottenham, Guglielmo Vicario.


“Ainda não consigo acreditar no que fizemos esta noite, é inacreditável”, disse Vicario. “Escrevemos história, no verdadeiro sentido da palavra. Este grupo de jogadores escreveu história em 2025. Também houve uma defesa do Micky van de Ven, em jogo. Sabíamos antes do jogo que precisávamos do esforço de todos e fizemos, entregamos. Agora precisamos comemorar.”


A partida tinha sido equilibrada, com nenhuma das equipes criando grandes oportunidades de gol, até o Tottenham abrir o placar aos 42 minutos, após cruzamento de Pape Sarr na área. A bola ricocheteou em Shaw e caiu na frente de Johnson, que aparentemente teve o suficiente para chutar para o gol.


"Eu sabia que tinha tocado, mas então olhei para cima porque não peguei a bola com precisão", disse Johnson. "Aí a bola começou a cair no gol. Não consigo descrever a sensação."


O United pressionou após sofrer o gol, mas não conseguiu empatar diante de um público dividido de quase 50.000 pessoas no Estádio San Mames do Athletic Bilbao.


Houve alguns confrontos entre os torcedores dos clubes durante a noite, com mais de 50.000 torcedores ingleses reunidos em Bilbao e outras cidades próximas do País Basco. Mas tudo transcorreu de forma pacífica durante todo o dia da final, na quarta-feira.


O United havia conquistado um troféu pela última vez na Copa da Inglaterra de 2024, e seu último triunfo europeu foi na Liga Europa de 2017, sob o comando do técnico José Mourinho. O United também havia perdido a final da Liga Europa para o Villarreal em 2021.


Os Red Devils perderam todas as quatro partidas contra o Tottenham nesta temporada e não vencem o rival há sete jogos consecutivos, sendo os últimos seis sob o comando de Postecoglou.


United e Tottenham se enfrentaram em apenas uma final anterior — a Copa da Liga de 2009, quando o United de Alex Ferguson venceu por 4 a 1 nos pênaltis após um empate em 0 a 0.


O atacante do Tottenham, Son Heung-min, que entrou em campo aos 67 minutos, finalmente encerrou a seca de títulos em sua carreira. Foi ele quem ergueu o troféu diante de seus companheiros na cerimônia de premiação.

Enviar um comentário

0 Comentários