O Windows Subsystem for Linux (WSL) agora suporta mais uma distribuição Linux. Trata-se do Fedora, que já era compatível com o sistema há algum tempo, mas o anúncio da novidade foi feito pela Microsoft somente nesta semana. Além disso, essa iniciativa ainda está em fase inicial.
Um sinal disso é que ainda não é possível executar softwares com interface gráfica. Apesar disso, o recurso que usa como base o Fedora Linux 42 tem desenvolvedores trabalhando para permitir que conteúdos do tipo seja renderizados com aceleração de hardware. Ainda segundo a Microsoft, o Flatpak não se encontra disponível na versão padrão.
Instalando o Fedora Linux no WSL
Para começar, o usuário que quiser instalar essa ou qualquer outra distribuição Linux terá que ativar o WSL. Com isso, basta usar o comando “wsl --install --no-distribution” no Prompt de Comando para habilitar. Em seguida, é necessário digitar “wsl –-install FedoraLinux-42” para fazer a instalação.
Quando a instalação for concluída, o usuário deverá criar uma conta com senha opcional e, assim que o sistema for iniciado, será preciso adicionar o comando “wsl –d FedoraLinux-42”. O Flatpak, por sua vez, pode ser instalado manualmente, usando o comando “sudo dnf install flatpak”.
O que é o WSL?
Para quem não está por dentro do assunto, o chamado Subsistema do Windows para Linux (WSL) é um recurso do sistema operacional que possibilita executar uma distro Linux no PC. Nesse sentido, a ideia é dispensar o uso de uma máquina virtual ou implementação de inicialização dupla no software.
Em outras palavras, a iniciativa permite usar Windows e Linux ao mesmo tempo, o que pode ser útil para desenvolvedores. Algumas das funções incluem armazenamento em sistema de arquivos Linux isolado, uso de ferramentas BASH, apps GNU e mais. Por fim, veja também o anúncio de agentes de IA que ajudam a encontrar problemas no PC e as novidades que estão em teste na barra de pesquisa do Menu Iniciar.